LIDERANÇAS DO MARKETING E A PANDEMIA

ORBITREPORT

julho 2020

by

Logo.png

QUAIS FORAM OS ASSUNTOS ABORDADOS

PELAS LIDERANÇAS EM MEIO À PANDEMIA?

Para responder esta pergunta, nós analisamos 633 posts no Linkedin de CMOs, VPs de Marketing e Diretores(as) de Marketing das principais marcas no país, publicados em seus perfis corporativos entre 20 de Fevereiro e 20 de Julho de 2020.

A análise e classificação manual destes posts resultou em 1.864 tags, que tiveram como objetivo representar as principais mensagens expressas por estas lideranças durante a pandemia do novo Coronavirus.

O critério de seleção das marcas foi definido pelas suas classificações no ranking TOP 60 marcas brasileiras da BrandZ 2019, realizado pela WPP e Kantar, e pelas suas presenças no último Top Of Mind realizado pelo Datafolha em 2019.

Para a classificação dos posts, foram consideradas apenas as lideranças que tiveram posts públicos ativos no Linkedin durante o recorte temporal selecionado.

O estudo teve como objetivo compreender positivamente e de forma contributiva oassuntos abordados  nas publicações destas lideranças durante a pandemia. Por conta disso, a metodologia excluiu a classificação de temas supostamente negativos publicados nos posts públicos analisados, além de ter eliminado dos gráficos finais do estudo os links para os posts que nos levaram a cada tag.

Se você é uma dessas lideranças, e tem a curiosidade de conhecer o conteúdo completo da classificação, ou a análise de seus respectivos posts, entre em contato conosco, e teremos prazer em compartilhá-los reservadamente.

 

No mais, convidamos a todos para interagirem com os gráficos e nos acompanharem na compreensão sobre os assuntos abordados por estas lideranças durante meses tão desafiadores para o mercado.

Sejam bem-vindos! 

#1

Orgulho e Doações são os dois principais assuntos abortados em meio à crise

As doações estão associadas às ações solidárias lideradas pelas marcas no enfrentamento dos efeitos da crise, o que também contribuiu para a relevância da bolha #Live e #Propósito no gráfico. Já o orgulho foi associado a dois principais fatores: I) Às próprias ações de solidariedade das empresas; II) Às equipes lideradas pelos profissionais de marketing durante a crise.

ORGULHO DE SUAS EQUIPES E AÇÕES SOLIDÁRIAS EM MEIO À CRISE...

O gráfico abaixo apresenta os assuntos mais abordados nos posts das lideranças analisados no Linkedin O tamanho das bolhas representa a quantidade de vezes que cada assunto foi abordado nos posts analisados, distribuindo-se das maiores, no centro do gráfico, às menores, nas margens.

Ao passar o mouse sobre as bolhas, você verá em quantos posts cada assunto foi abordado durante a pandemia. Já ao clicar nas bolhas você visualizará um zoom sobre o tema que mostrará quais foram as marcas cujas lideranças mais postaram sobre aquele assunto. O menu no canto superior esquerdo fornece a possibilidade de filtrar os assuntos por marcas.

Analisando os resultados, os dados revelam um comportamento predominantemente solidário das lideranças durante a pandemia, voltado à divulgação das ações solidárias de suas marcas no combate aos efeitos da crise, e à expressão de orgulho pelas iniciativas e equipes envolvidas.

 

Em um segundo padrão orbitando o centro do gráfico, as bolhas também revelam a atenção destas lideranças voltadas a temas como Transformação Digital, Empreendedorismo, "Fique em Casa" e Diversidade, que foram abordados em diferentes contextos nos meses de pandemia. Estes contextos são aqui aprofundados nos 5 destaques abaixo, que consideramos serem as principais descobertas do estudo:

#2

A aceleração da Inovação, Transformação Digital e Trabalho Remoto foram as respostas adotadas à crise mais divulgadas

Como o gráfico revela, estas respostas foram amplamente citadas por lideranças de diferentes marcas, na maioria das vezes associadas à migração de grande parte do público ao digital e aos impactos da pandemia nos hábitos das pessoas.

#3

Parcerias voltadas ao Empreendedorismo e Startups são iniciativas recorrentes

O gráfico também revela que estes três assuntos tiveram presença relevante durante a pandemia, sendo que até o termo "Parceria", mais genérico entre os três, refere-se principalmente às iniciativas da Cielo com o Sebrae para fomentar o empreendedorismo no país. Com isso, os dados revelam um olhar atento das lideranças às iniciativas empreendedoras no país, tanto pelas pequenas e médias empresas, quanto pelas Startups com atuações voltadas ao setor de cada marca.

#4

"Fique em Casa" e enaltecer Profissionais de Saúde foram as respostas sanitárias imediatas

A relevância destas duas bolhas revela que foram estas as principais manifestações das lideranças no âmbito sanitário da pandemia. A análise dos posts ainda revela que estas posições foram majoritariamente expressas nos primeiros meses da crise, período em que o isolamento social tinha grande adesão nas principais cidades do país.

#5

Diversidade, representatividade feminina e anti-racismo são bandeiras defendidas

Bolhas como #LGBTQIA+, #Diversidade, #Mulheres e #Representatividade ilustra a recorrência com que estas bandeiras foram defendidas ao longo de todos os últimos meses nas publicações estudadas. A bandeira do anti-racismo, por outro lado, foi mais concentrada a partir de Maio, com a morte do afro-americano George Floyd e o expressividade de movimentos como o #BlackLivesMatter e o #BlackThursday.

ASSUNTOS MAIS ABORDADOS DURANTE A PANDEMIA

(GIRE A TELA DE SEU SMARTPHONE PARA UMA MELHOR EXPERIÊNCIA)

CLIQUE NAS BOLHAS PARA INTERAGIR COM O GRÁFICO

VISUALIZAÇÃO EM NUVEM DE PALAVRAS

A nuvem abaixo apresenta os mesmos dados do gráfico anterior, adaptados agora a esta forma de visualização mais comum para análise social data.

Ao passar o mouse sobre a nuvem, você conseguirá ainda destacar cada termo tagueado, facilitando a compreensão das palavras menores que podem ser relevantes para o seu setor.

PASSE O MOUSE SOBRE AS PALAVRAS PARA INTERAGIR COM A NUVEM

COMO CADA MARCA CONTRIBUIU PARA OS RESULTADOS?

Para lhe ajudar a compreender como cada marca contribuiu para os resultados do estudo, criamos ainda este último gráfico, em que os mesmos dados estão dispostos em dimensões diferentes, partindo dos setores e das marcas analisadas até a dimensões dos assuntos que suas lideranças

mais abordaram durante a pandemia.

Ao clicar nos setores ou nas marcas, você terá acesso aos assuntos abordados individualmente pelos líderes de marketing de cada área. 

CLIQUE NOS SETORES OU NAS MARCAS PARA INTERAGIR COM O GRÁFICO

Obrigado pela visita!

 

Aproveitamos para lhe convidar a conhecer mais

sobre a Orbit em nosso site ou Linkedin