Cancelamento nas Conversas sobre BBB21
A Orbit analisou 4.996 tweets que possuíam a #bbb21, e que mencionaram as palavras “cancelamento”, “militância” ou suas derivadas, entre 20 de Janeiro de 2021 e 10 de Fevereiro de 2021.
What’s a Rich Text element?
The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.
Static and dynamic content editing
A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!
How to customize formatting for each rich text
Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.
Cancelamento nas Conversas sobre BBB21
Empatia, diálogo e não cancelar os canceladores
O novo "espírito do tempo" das conversas sobre militância e cancelamento nas redes - e como as marcas podem compreender o fenômeno BBB21
Qual é o novo "espírito do tempo" das conversas sobre militância e cancelamento, a partir do fenômeno BBB21 nas redes?
Para responder estas perguntas, a Orbit analisou 4.996 tweets que possuíam a #bbb21, e que mencionaram as palavras “cancelamento”, “militância” ou suas derivadas, entre 20 de Janeiro de 2021 e 10 de Fevereiro de 2021.
• O recorte temporal consiste no período compreendido entre o início da conversa sobre o tema, que se deu assim que foram anunciados os participantes da edição, até três dias após a saída do participante Lucas, fechando um ciclo de conversas que teve ele como protagonista.
• A seleção do Twitter como fonte dos comentários deu-se por se tratar da rede social que apresenta os comentários mais espontâneos, sem estar necessariamente vinculados a posts, notícias, ou imagens, que naturalmente influenciam os comentários de redes como Facebook e Instagram.
A análise destes comentários levou à descoberta de 78 opiniões diferentes sobre o tema.
Para categorizar estas opiniões, foram utilizados os elementos da teoria da comunicação, de modo a tornar mais claro ao que se referem os sentimentos expressados.
Assim, as opiniões expressas estão divididas nas seguintes categorias: Emissor, Receptor, Mensagem, Contexto, Impactos, e Geral.
Te convidamos, a partir de agora, a observar estas opiniões, com o que se relacionam, e como evoluíram a partir dos acontecimentos de dentro da casa do BBB.
Sejam bem-vindos!
Redes migram para um sentimento anti-cancelamento, questionando também as formas como a militância é exercida
Gráfico 1 - Consolidado das opiniões sobre "militância" e "cancelamento" em menções sobre o BBB21
20/1/2020 a 10/2/2021
Predominantes no início, preocupação com falta de espontaneidade cai conforme cancelamentos na casa repercutem no Twitter
O próximo gráfico apresenta a evolução das opiniões durante o período estudado. Logo em um primeiro olhar nota-se uma descoberta interessante: A conversa sobre militância e cancelamento com a #bbb21 já existia mesmo antes do início do programa. Desde que foram anunciados os participantes o tema já foi ventilado nas redes sociais.
• Uma vez iniciado o programa, a discussão torna-se mais frequente. Porém, é somente após o dia 27/01, com o desfile dos homens de maquiagem e subsequente conversa entre Caio e Lumena sobre o assunto, que o tema explode no Twitter. A opinião “medo do cancelamento faz com que as pessoas deixem de ser elas mesmas” dispara, tendo mais de 50% da incidência do período inteiro já nos primeiros 4 dias de programa;
• Após o pico de comentários sobre o desfile, inicia-se o período marcado pela jornada de Lucas Penteado, desde a festa na qual se indispôs com boa parte dos participantes, até o episódio do beijo em Gilberto, que culminou com sua saída voluntária do programa;
• Após a festa no qual se indispôs com outros participantes, foram registrados picos de opiniões sobre a militância errada acabar por prejudicar a própria causa, e sobre nem tudo ser motivo para se militar.
Porém, nos dias subsequentes, com a reação dos outros participantes a Lucas, o que se vê é uma ascensão do cancelamento em si como principal assunto, com opiniões como “Redes sociais estimulam o cancelamento”.
Atrelada a essa discussão, também ascende um debate reverso sobre os canceladores, sendo sua principal opinião a crítica “pessoas que lutam pelo fim do cancelamento cancelam os canceladores”.
• Durante o período da jornada de Lucas também houve um grande pico de comentários sobre a seletividade da militância, impulsionados pela discussão sobre a insistência de Karol Conká que culminou com seu beijo em Arcrebiano. Esta opinião segue entre as mais frequentes até o fim do período estudado.
Nos últimos dias desse intervalo de tempo, com a saída de Lucas e a constante militância de Lumena na casa, a conversa voltou-se para os prejuízos trazidos pela militância às próprias causas, e pelas razões pelas quais o assunto virou tópico na casa. Também foram alvos de críticas os militantes em si, com crescimento de incidência das opiniões “militantes são chatos” e “não gosto de militantes”.
Gráfico 2 - Evolução acumulada das opiniões sobre "militância" e "cancelamento"
20/1/2020 a 10/2/2021
Gráfico 3 - Evoluções diárias e acumuladas das opiniões sobre "militância" e "cancelamento"
20/1/2020 a 10/2/2021
Clusters críticos: Opiniões se diferenciam entre conteúdo da crítica e ponderação de outros aspectos
A análise do grafo possibilita a visualização das opiniões em formatos de bolhas. As conexões/proximidades entre as bolhas representam a quantidade de vezes em que duas ou mais opiniões foram manifestadas pelas mesmas pessoas. Desta maneira, a análise do grafo possibilita a definição de clusters de opiniões, ou seja, conjuntos de opiniões que tendem a ser manifestados pelo mesmo grupo de pessoas.
Nota-se que no grafo há uma clara distinção entre os comentários mais relacionados a militância, que estão espalhados, e os relacionados a cancelamento, que estão concentrados na região à direita. Estas opiniões sobre cancelamento formam um cluster próprio, que se caracteriza por ser mais preocupada com o cancelamento em si do que com os motivos que levaram a ele. As razões podem inclusive ser desdenhadas, como quando está presente a opinião “tudo é motivo para cancelamento”.
• Na parte superior do grafo, define-se um outro cluster, denominado “reativos”, bastante crítico à militância e aos militantes. Este cluster qualifica a militância com adjetivos como “hipócrita”, “mimimi” e “exagerada”, e taxa-os de chatos enquanto acredita que nem tudo é motivo para militar.
• Mais à esquerda, encontra-se um outro cluster, denominado “autocrítico”, que também é crítico à militância, porém por motivos diferentes. Nesta região, as opiniões positivas quanto à militância se fazem presentes, e as críticas são relacionadas ao impacto negativo gerado na própria causa.
É interessante notar que o cluster “reativos” e o “autocrítico”, por mais que sejam de certa forma antagônicos, dividem algumas opiniões críticas a militantes que agem somente por vaidade ou para “lacrar”, concordando que os mesmos deveriam agir de acordo com o que pregam.
• Já ao centro do grafo encontra-se o último cluster identificado, denominado de “propositivos”. Este cluster, por ser central, tem opiniões que tangenciam cada um dos clusters anteriores, levando-o a dividir características com os mesmos. Estas características levam-no a ser mais “ponderado”, uma vez que critica aspectos da militância, apesar de reconhecer a importância da mesma. Além disso, o que lhe garante características próprias, separando-o dos “auto-críticos”, é o fato de conter opiniões que citam soluções.
Gráfico 4 - Clusters de opiniões sobre "militância" e "cancelamento" em menções sobre BBB21
20/1/2020 a 10/2/2021
Imagem 1 - Ilustração dos clusters de opiniões identificados sobre "militância" e "cancelamento"
20/1/2020 a 10/2/2021
A posição das bolhas pode ser afetada pelo tamanho de seu monitor. Caso isso ocorra, sugerimos acompanhar os clusters manualmente no grafo acima.
Momento é de auto-crítica e reflexão sobre formas de militância
Cancelar quem cancela é contrassenso e acaba prejudicando a própria causa que se propôs combater
Os dados sugerem, portanto, que o BBB21 vem proporcionando um novo "espírito do tempo" mais crítico ao tema militância e cancelamento, tendo mais de 72% das opiniões com características críticas às pautas e apenas 7,4% as defendendo sob determinadas condições.
A linha temporal das primeiras semanas de BBB21 ainda revela que os motivos das críticas também mudaram significativamente com os eventos que culminaram na saída do participante Lucas Penteado da casa.
Até então, quando o assunto da vez ainda era o desfile do participante Caio com maquiagem, e consequente represália da participante Lumena, as críticas se concentravam em torno da forma como a militância as vezes é exercida, e nos riscos das pessoas perderem suas espontaneidades com isso.
Com ocorridos envolvendo o Lucas, as conversas ganham um caráter de autocrítica, com a reflexão de que as pessoas que lutam contra o cancelamento podem estar cometendo o mesmo erro ao cancelar os canceladores, e que a militância com estes traços prejudica suas próprias causas.
Lucas Penteado, participante preto e da periferia, deixou o programa após assumir sua bissexualidade e sofrer julgamentos, inclusive de outros participantes com experiências semelhantes. Esse episódio gerou uma discussão mais profunda e autocrítica nas redes, especialmente entre militantes que começaram a questionar a forma de comunicação e os impactos das mensagens. Com a saída de Lucas, as conversas passaram a focar no comportamento de Lumena e nas críticas à militância, concentrando-se menos nas causas em si e mais na forma como essas causas são defendidas. A análise do período mostrou que as críticas à militância e ao cancelamento não se referem tanto ao conteúdo, mas à maneira como são conduzidas, com destaque para o impacto negativo que a forma de abordagem pode trazer, como se viu na expectativa de discussão de pautas como machismo, que acabou sendo convertida para uma reflexão sobre métodos.
Para as marcas que se posicionam sobre esses temas, o desafio é manifestar seus valores sem perder a empatia com todas as partes envolvidas. Isso inclui não apenas as vítimas de cancelamento, mas também os canceladores. O estudo destacou opiniões como "Pessoas que lutam pelo fim da cultura do cancelamento, cancelam os canceladores", bem como pensamentos como "Militância errada prejudica a própria causa" e "Redes Sociais estimulam o cancelamento". Na prática, "não cancelar os canceladores" significa ter empatia por todos, mas sem se manter neutro, e sim buscando um posicionamento propositivo que agregue tanto emissores quanto receptores do diálogo, contribuindo para uma comunicação mais eficaz e empática.