Eleições de 2022 impulsionaram massivamente os jovens a emitir título de eleitor por motivos variados

Jovens de 16 a 18 anos relataram como foi a experiência de tirar o documento que os habilita a votar em outubro

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

Eleições de 2022 impulsionaram massivamente os jovens a emitir título de eleitor pormotivos variados

Jovens de 16 a 18 anos relataram como foi a experiência de tirar o documento que os habilita a votar em outubro. A Orbit Data Science analisou 1.860 menções no Instagram, Facebook e Twitter, relacionadas aos termos ‘tirei’, ‘tirar’ ou ‘fiz’ em relação ao termo ‘título’,publicadas de 1º de janeiro a 25 de maio de 2022.
·       Aumento significativo de jovens eleitores: Entre janeiro e abril de 2022, o Brasil ganhou 2.042.817 novos eleitores entre 16 e 18 anos, um aumento de 47,2% em comparação com 2018.
·       Diversidade de opiniões e polarização: As conversas refletem uma pluralidade de percepções sobre tirar o título de eleitor e uma clara polarização nas discussões políticas inerentes ao processo.
·       Os sentimentos e a campanha:A maioria das opiniões (65%) se referiu aos sentimentos dos jovens durante o processo de emissão do título. A campanha foi mencionada por 21%dos jovens como motivadora para tirar o título.
     

Gráfico 1 -Principais categorias identificados no estudo

Resumindo bem (Zoom-in)

A partir da análise dos dados, foram identificados 3 grandes grupos que reúnem todas as 2323 opiniões encontradas no estudo: Motivos e Motivações, Processo deEmissão e Decorrências da Emissão. Os resultados corroboram as principais pesquisas eleitorais registradas no TSE (Datafolha, IPESPE, PoderData etc). Oa ssunto ‘família’ pode revelar uma diferença geracional que reflete até na intenção de voto. Ou seja, a rejeição ao Presidente é maior entre jovens do que entre pessoas mais velhas – possivelmente os pais e avós.

Panorama geral

Em 2022, o Brasil vai promover mais uma eleição para escolher seus representantes nos poderes Executivo eLegislativo, a nível federal e estadual. Será a 9ª eleição da Nova República, período que se inicia com a promulgação da Constituição Federal de 1988. A Carta Magna define o voto obrigatório, direto e secreto para maiores de 18anos; e facultativo, a maiores de 16 e menores de 18 anos. Diante desse cenário nacional, a Orbit Data Science buscou analisar o que jovens que tiraram o título de eleitor falaram sobre o processo. Nas redes sociais Instagram, Facebook e Twitter,foram analisadas 1.860 menções aos termos ‘tirei’, ‘tirar’ ou ‘fiz’ relacionados ao termo ‘título’, publicadas no período de 1º de janeiro a 25 de maio de 2022.

GRÁFICO 2 – Gráfico de razões coletivas para tirar otítulo de eleitor

Principais descobertas:

Aumento significativo de jovens eleitores:

o  Entre janeiro e abril de 2022, o Brasil ganhou 2.042.817 novos eleitores entre 16 e18 anos, um aumento de 47,2% em comparação com 2018.

Principais grupos e categorias identificados

A partir da análise dos dados, identificamos 3 grandes grupos que reúnem todas as opiniões encontradas no estudo:

o  Motivos e motivações

o  Processo de emissão

o  Decorrências da emissão

GRÁFICO 3 – Gráfico de percepções sobre a campanha do TSE para tirar título de eleitor

Motivos e motivações (555 opiniões)

o  Campanha em prol da emissão do título: 21% das opiniões mencionaram a campanha como motivadora para tirar o título. Muitos jovens também incentivaram amigos e familiares.

o  Influência de celebridades: 16,6% mencionaram quea campanha de celebridades como Anitta e BTS os motivou a tirar o título.

o  Influência familiar: 19% dos jovens mencionaram o apoio ou a discordância da família em relação à emissão do título.

o  Razões coletivas e individuais: 23% mencionaram razões coletivas, enquanto apenas 9% mencionaram razões individuais para tirar otítulo.

o  Razões burocráticas: 15% dos jovens mencionaram razões burocráticas para tirar o título, muitas vezes de forma positiva.

GRÁFICO 4 – Impressões sobre os sentimentos de tirar o título de eleitor

Processo de emissão (711 opiniões)

o  A maioria das opiniões (65%) se referiu aos sentimentos dos jovens durante o processo de emissão do título.

o  6,6%das opiniões expressaram felicidade por tirar o título, enquanto 5,8%destacaram o alívio de finalmente obtê-lo.

o  2,8%mencionaram que o processo foi fácil e rápido, enquanto 3% enfrentaram problemas ou dificuldades.

Decorrências da emissão (1057 opiniões)

o  Intenção de voto: 43% das opiniões se referiam à intenção de voto nas eleições, refletindo a polarização entre os candidatos.

o  Entrada na vida adulta: 1,6% dos jovens mencionaram que se sentiam adultos após tirar o título, com responsabilidades cívicas.

GRÁFICO 5 – Percepção sobre os influenciadores se posicionando sobre o tema

Análise de evolução

o  Janeiro teve mais menções do que fevereiro, com impulso pelo início do ano eleitoral.

o  Março teve o maior número de menções, influenciado pela campanha "Semana doJovem Eleitor" e pelo tweet de Anitta.

o  A campanha de celebridades influenciou as conversas, tanto a favor como contra o presidente Bolsonaro. 

Grafos de clusters

o  Os clusters de opiniões revelam a polarização entre apoiadores e opositores do presidente Bolsonaro.

o  As influências de celebridades como Anitta se relacionaram mais com o apoio a Bolsonaro do que com outros candidatos.

o  Discussões sobre família indicam divergências políticas entre familiares e sua influência nas decisões dos jovens.

Impressões dos pesquisadores

o  O estudo reflete a alta rejeição ao atual presidente e uma eleição provavelmente marcada pela oposição ao governo vigente.

o  Houve um contra-ataque de apoiadores do presidente contra Anitta, demonstrando uma mobilização de Militância em Ambientes Virtuais (MAVs).

o  A aparição do tema 'família' sugere uma diferença geracional na rejeição ao presidente Bolsonaro.

o  A polarização política e as campanhas eleitorais influenciaram fortemente as conversas sobre a emissão do título de eleitor entre os jovens.