Lideranças do Marketing e a Pandemia

Analisamos 633 posts no Linkedin de CMOs, VPs de Marketing e Diretores(as) de Marketing das principais marcas no país...

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

Quais foram os assuntos abordados pelas lideranças em meio à pandemia?

Para responder esta pergunta, nós analisamos 633 posts no Linkedin de CMOs, VPs de Marketing e Diretores(as) de Marketing das principais marcas no país, publicados em seus perfis corporativos entre 20 de Fevereiro e 20 de Julho de 2020.
A análise e classificação manual destes posts resultou em 1.864 tags, que tiveram como objetivo representar as principais mensagens expressas por estas lideranças durante a pandemia do novo Coronavirus.
​O critério de seleção das marcas foi definido pelas suas classificações no ranking TOP 60 marcas brasileiras da BrandZ 2019, realizado pela WPP e Kantar, e pelas suas presenças no último Top Of Mind realizado pelo Datafolha em 2019.
​Para a classificação dos posts, foram consideradas apenas as lideranças que tiveram posts públicos ativos no Linkedin durante o recorte temporal selecionado.
​O estudo teve como objetivo compreender positivamente e de forma contributiva os assuntos abordados  nas publicações destas lideranças durante a pandemia. Por conta disso, a metodologia excluiu a classificação de temas supostamente negativos publicados nos posts públicos analisados, além de ter eliminado dos gráficos finais do estudo os links para os posts que nos levaram a cada tag.
​Se você é uma dessas lideranças, e tem a curiosidade de conhecer o conteúdo completo da classificação, ou a análise de seus respectivos posts, entre em contato conosco, e teremos prazer em compartilhá-los reservadamente.
No mais, convidamos a todos para interagirem com os gráficos e nos acompanharem na compreensão sobre os assuntos abordados por estas lideranças durante meses tão desafiadores para o mercado.

Sejam bem-vindos!

Orgulho de suas equipes e ações solidárias em meio à crise...

O gráfico abaixo apresenta os assuntos mais abordados nos posts das lideranças analisados no Linkedin O tamanho das bolhas representa a quantidade de vezes que cada assunto foi abordado nos posts analisados, distribuindo-se das maiores, no centro do gráfico, às menores, nas margens.
​Ao passar o mouse sobre as bolhas, você verá em quantos posts cada assunto foi abordado durante a pandemia. Já ao clicar nas bolhas você visualizará um zoom sobre o tema que mostrará quais foram as marcas cujas lideranças mais postaram sobre aquele assunto.​ O menu no canto superior esquerdo fornece a possibilidade de filtrar os assuntos por marcas.
Analisando os resultados, os dados revelam um comportamento predominantemente solidário das lideranças durante a pandemia, voltado à divulgação das ações solidárias de suas marcas no combate aos efeitos da crise, e à expressão de orgulho pelas iniciativas e equipes envolvidas.
Em um segundo padrão orbitando o centro do gráfico, as bolhas também revelam a atenção destas lideranças voltadas a temas como Transformação Digital, Empreendedorismo, "Fique em Casa" e Diversidade, que foram abordados em diferentes contextos nos meses de pandemia. Estes contextos são aqui aprofundados nos 5 destaques abaixo, que consideramos serem as principais descobertas do estudo:

#1 Orgulho e Doações são os dois principais assuntos abortados em meio à crise
As doações estão associadas às ações solidárias lideradas pelas marcas no enfrentamento dos efeitos da crise, o que também contribuiu para a relevância da bolha #Live e #Propósito no gráfico. Já o orgulho foi associado a dois principais fatores: I) Às próprias ações de solidariedade das empresas; II) Às equipes lideradas pelos profissionais de marketing durante a crise.

#2 A aceleração da Inovação, Transformação Digital e Trabalho Remoto foram as respostas adotadas à crise mais divulgadas
Como o gráfico revela, estas respostas foram amplamente citadas por lideranças de diferentes marcas, na maioria das vezes associadas à migração de grande parte do público ao digital e aos impactos da pandemia nos hábitos das pessoas.

#3 Parcerias voltadas ao Empreendedorismo e Startups são iniciativas recorrentes
O gráfico também revela que estes três assuntos tiveram presença relevante durante a pandemia, sendo que até o termo "Parceria", mais genérico entre os três, refere-se principalmente às iniciativas da Cielo com o Sebrae para fomentar o empreendedorismo no país. Com isso, os dados revelam um olhar atento das lideranças às iniciativas empreendedoras no país, tanto pelas pequenas e médias empresas, quanto pelas Startups com atuações voltadas ao setor de cada marca.

#4 "Fique em Casa" e enaltecer Profissionais de Saúde foram as respostas sanitárias imediatas
A relevância destas duas bolhas revela que foram estas as principais manifestações das lideranças no âmbito sanitário da pandemia. A análise dos posts ainda revela que estas posições foram majoritariamente expressas nos primeiros meses da crise, período em que o isolamento social tinha grande adesão nas principais cidades do país.

#5 Diversidade, representatividade feminina e anti-racismo são bandeiras defendidas
Bolhas como #LGBTQIA+, #Diversidade, #Mulheres e #Representatividade ilustra a recorrência com que estas bandeiras foram defendidas ao longo de todos os últimos meses nas publicações estudadas. A bandeira do anti-racismo, por outro lado, foi mais concentrada a partir de Maio, com a morte do afro-americano George Floyd e o expressividade de movimentos como o #BlackLivesMatter e o #BlackThursday.

Assuntos mais abordados durante a pandemia

(gire a tela de seu smartphone para uma melhor experiência)

Clique nas bolhas para interagir com o gráfico

Visualização em nuvem de palavras

A nuvem abaixo apresenta os mesmos dados do gráfico anterior, adaptados agora a esta forma de visualização mais comum para análise social data.
Ao passar o mouse sobre a nuvem, você conseguirá ainda destacar cada termo tagueado, facilitando a compreensão das palavras menores que podem ser relevantes para o seu setor.

Passe o mouse sobre as palavras para interagir com a nuvem

Como cada marca contribuiu para os resultados?

Para lhe ajudar a compreender como cada marca contribuiu para os resultados do estudo, criamos ainda este último gráfico, em que os mesmos dados estão dispostos em dimensões diferentes, partindo dos setores e das marcas analisadas até a dimensões dos assuntos que suas lideranças mais abordaram durante a pandemia.

​Ao clicar nos setores ou nas marcas, você terá acesso aos assuntos abordados individualmente pelos líderes de marketing de cada área.

Achou interessante?

Para continuar sua leitura, por favor insira seus dados abaixo:

Tudo certo! Clique abaixo para continuar sua leitura:

Oops! Something went wrong while submitting the form.

Achou interessante?

Para continuar sua leitura, por favor insira seus dados abaixo:

Tudo certo! Clique abaixo para continuar sua leitura:

Oops! Something went wrong while submitting the form.